Inscrição: Em breve
Público: Geral
Disciplina Produção de Material didático

Profª Claudia Barin

Tutora Daniele Schneider

Inscrição: Em breve
Público: Geral
Seja bem vindo ao curso de história da educação.

Neste curso você entrará em contato com a principais ideias que articuladas construíram a história da pedagogia. Você terá oportunidade não só de compreender as práticas pedagógicas ao longo da história assim como as teorias que as embasam e lhe dão sentido. Ao reconstruirmos o passado estaremos conectados com as principais discussões educacionais da realidade.atual.

UNIDADE 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1.1 - Cultura, história e memória.
1.2 - Concepções de História da Educação.

UNIDADE 2 - EDUCAÇÃO, TEMPOS E ESPAÇOS
2.1 - A educação nas sociedades arcaicas. Uma visão sócio-antropológica.
2.2 - A educação na Antiguidade clássica Paidéia e Humanitas.

UNIDADE 3 - EDUCAÇÃO E SUAS CONCEPÇÕES
3.1 - A educação cristã primitiva.
3.2 - O pensamento pedagógico medieval.
3.3 - A influência islâmica e o processo educativo medieval.

UNIDADE 4 - OS MOVIMENTOS HISTÓRICOS
4.1 - Renascimento e as Reformas religiosas.
4.2 - A educação do outro. Índios e Jesuítas na América.

UNIDADE 5 - A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE
5.1 - A educação européia nos séculos XVII – XVIII.
5.2 - Tempos Modernos. A escola como instituição nacional da modernidade.

UNIDADE 6 - A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE
6.1 - A educação nos séculos XX.
6.2 - A educação nos séculos XXI.
Inscrição: Em breve
Público: Geral

09 de novembro 2015
Inscrição: Em breve
Público: Geral
Conhecer a Política Pública de Saúde vigente no Brasil, relacionada à mulher e à criança, a qual deve nortear as ações voltadas a tais segmentos sociais. Assistir a mulher, em todo seu ciclo vital, no que se refere à promoção e proteção da saúde no âmbito da atenção básica, levando em consideração os aspectos biológico, psicológico, sociocultural, espiritual e ético. Reconhecer as situações do processo saúde-doença, desenvolvendo os cuidados de enfermagem conforme as necessidades de saúde e necessidades humanas básicas, considerando as singularidades do neonato e da criança na puericultura e sua família. Realizar avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, considerando as abordagens em Enfermagem Familiar.
Inscrição: Em breve
Público: Geral

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO - SOL 1005

Professor: Dalvan José Reinert - dalvan@ufsm.br

Monitor: Rafael Paz Marques - rafae_pazmarques@hotmail.com

Benvindos ao curso de Fundamentos da CS do curso de Agronomia. Desejamos que vocês tenham uma experiência desafiadora em entendendo o solo para garantir sua conservação e produção futura de alimentos.

O curso de fundamentos da ciência do solo tratará de:

Compreender a formação do solo e prever suas características e seu comportamento;

Relacionar a constituição mineral e orgânica do solo com suas propriedades e seu comportamento;

Relacionar as propriedades e processos químicos, físicos e biológicos do solo com sua formação e;

Interpretar a interação desses como determinantes do comportamento do solo para uso agrícola e não agrícola.

Inscrição: Em breve
Público: Geral