Profª Claudia Barin
Tutora Daniele Schneider
- Docente: Aline Bairros Soares
- Docente: Daniele da Rocha Schneider
- Docente: Cláudia Smaniotto Barin
Neste curso você entrará em contato com a principais ideias que articuladas construíram a história da pedagogia. Você terá oportunidade não só de compreender as práticas pedagógicas ao longo da história assim como as teorias que as embasam e lhe dão sentido. Ao reconstruirmos o passado estaremos conectados com as principais discussões educacionais da realidade.atual.
UNIDADE 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1.1 - Cultura, história e memória.
1.2 - Concepções de História da Educação.
UNIDADE 2 - EDUCAÇÃO, TEMPOS E ESPAÇOS
2.1 - A educação nas sociedades arcaicas. Uma visão sócio-antropológica.
2.2 - A educação na Antiguidade clássica Paidéia e Humanitas.
UNIDADE 3 - EDUCAÇÃO E SUAS CONCEPÇÕES
3.1 - A educação cristã primitiva.
3.2 - O pensamento pedagógico medieval.
3.3 - A influência islâmica e o processo educativo medieval.
UNIDADE 4 - OS MOVIMENTOS HISTÓRICOS
4.1 - Renascimento e as Reformas religiosas.
4.2 - A educação do outro. Índios e Jesuítas na América.
UNIDADE 5 - A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE
5.1 - A educação européia nos séculos XVII – XVIII.
5.2 - Tempos Modernos. A escola como instituição nacional da modernidade.
UNIDADE 6 - A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE
6.1 - A educação nos séculos XX.
6.2 - A educação nos séculos XXI.
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Paulo Ricardo Tavares da Silveira
09 de novembro 2015
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Marcia Just do Nascimento
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Cristiane Cardoso de Paula
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO - SOL 1005
Professor: Dalvan José Reinert - dalvan@ufsm.br
Monitor: Rafael Paz Marques - rafae_pazmarques@hotmail.com
Benvindos ao curso de Fundamentos da CS do curso de Agronomia. Desejamos que vocês tenham uma experiência desafiadora em entendendo o solo para garantir sua conservação e produção futura de alimentos.
O curso de fundamentos da ciência do solo tratará de:
Compreender a formação do solo e prever suas características e seu comportamento;
Relacionar a constituição mineral e orgânica do solo com suas propriedades e seu comportamento;
Relacionar as propriedades e processos químicos, físicos e biológicos do solo com sua formação e;
Interpretar a interação desses como determinantes do comportamento do solo para uso agrícola e não agrícola.
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Dalvan José Reinert
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Márcia Lorensi Belinazo
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Cláudia Letícia de Castro do Amaral
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Denise Ferreira da Rosa
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin
- Professor: Joceli Cargnelutti
- Professor: Daniele da Rocha Schneider
- Professor: Cláudia Smaniotto Barin