A música Asa branca, composta por Luiz Gonzaga e Humberto teixeira não nos remete apenas a uma análise de variação linguística, nos remete, principalmente, a uma análise contextual do que é presenciar a vida no sertão. A canção mostra o desencanto do homem nordestino durante a seca; trata do tema da seca no nordeste e a saída do morador para outro local, deixando a terra e a mulher amada para buscar a subsistência, prometendo voltar quando o verde da vegetação retornar após as chuvas. 

Agora, analisaremos algumas passagens da música e traremos ela à discussão de contexto.

Canção Asa branca

Quando oiei (olhei) a terra ardendo!

Qual (igual) ,333333,,3fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação (maltratação)?

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação (maltratação)?

Que braseiro, que fornaia (fornalha)

Nem um pé de prantação  (plantação)

Por falta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Por falta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Inté (até)  mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Entonce (então) eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortá pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortá pro meu sertão

Quando o verde dos teus zóio

Se espaiá na prantação

Eu te asseguro, não chore não, viu

Que eu vortarei, viu, meu coração

Eu te asseguro, não chore não, viu

Que eu vortarei, viu, meu coração.

 

Pensando nisso, responda às questões de caráter analítico deste questionário.

 

1- Qual é o tema dessa música? Identifique as passagens onde isso fica claro.

2- Apesar da relação de tristeza do homem nordestino ao presenciar a seca, você acredita que seja “ele” o principal responsável por este contexto?

3- O processo da seca obriga os nativos dessa região a tomarem certas atitudes. Quais? Você consegue identificar isso na música?

4- Apesar da canção ter sido escrita há um bom tempo, isso se faz presente até os dias atuais, explicando assim, a longevidade desta obra. Porque, na sua opinião, isso ainda é tão corriqueiro?

 

Inscrição: Em breve
Público: Geral
Inscrição: Em breve
Público: Geral
Inscrição: Em breve
Público: Geral

O curso Esquenta ENEM: os temas mais cobrados do Português, tem por objetivo auxiliar os estudos na área das linguagens dos indivíduos que irão realizar a prova do ENEM e é aberto para toda a comunidade. 

Inscrição: Em breve
Público: Geral
Inscrição: Em breve
Público: Geral

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE ARTES E LETRAS

ORGANIZADO POR:  LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS 

CURSO LIVRE - TEMÁTICA: LETRAS COLONIAIS, APROFUNDANDO-SE NAS OBRAS DO PERÍODO

Professores: Bruno Luiz Signori e Eduarda Figueiredo
Público Alvo: O presente curso destina-se prioritariamente a alunos do Ensino Médio. Contudo, pode ser de interesse da comunidade acadêmica como um todo.
Sobre o Curso: O objetivo do curso “Letras coloniais, aprofundando-se nas obras do período” visa, como o próprio nome sugere, trata-se de uma análise mais direcionada e detalhada para algumas das obras do período histórico basilar para a literatura brasileira.
Carga Horária: 60 horas totais.
Sobre as Obras: Dentre as diversas obras possíveis, serão contempladas: A Carta de Pero Vaz de Caminha, O Auto de São Lourenço de José de Anchieta e os sermões do Pe. Antônio Vieira.

Sobre a Organização: De forma a tornar o curso o mais compreensível e didático possível, dividiu-se o curso em quatro (04) principais módulos, são eles:

  • Módulo 01: Introdução/Contextualização histórica geral 

  • Módulo 02: Estudo da “Carta da Carta de Pero Vaz de Caminha”

  • Módulo 03: Estudo do “Auto de São Lourenço” 

  • Módulo 04: Estudo dos sermões do Pe. Antônio Vieira

Cada um dos módulos acima tem duração de quatro (04) semanas, e é subdividido em seis (06) etapas: 

  • Introdução/Contextualização histórica específica: Informações acerca do autor da obra; breve apanhado/resenha sobre a obra a ser trabalhada; contextualização específica sobre as condições de produção da materialidade da semana. 

  • Materialidades: Fazendo uma alusão ao próprio nome da subdivisão, neste item estarão disponíveis as seguintes materialidades: livros; obra literária em sua íntegra; vídeos explicativos; artigos científicos; capítulos de livros; mapas mentais; resumos; resenhas; links de acesso para sites em geral.

  • Aprofundamento: Neste item, serão realizadas algumas leituras guiadas, direcionamento para os pontos principais das materialidades apresentadas na subdivisão acima e/ou algumas atividades que permitam a reflexão. De acordo com as necessidades, outras abordagens poderão ser utilizadas. 

  • Fórum de dúvidas e compartilhamentos: Este espaço fica destinado às interações entre docentes e discentes. Dúvidas, perguntas, informações extras, curiosidades, avisos e reflexões são alguns dos tópicos possíveis de serem abordados através do fórum.

  • Envio de Tarefas: Durante o período de duração do módulo, o “Envio de Tarefas” estará habilitado para que o participante do curso possa, sempre que necessário, enviar as atividades que, porventura, forem solicitadas em quaisquer outras etapas que compõem o módulo em questão.

  • Questionário: Sendo a última etapa da semana, aqui estarão uma série de questões para que o participante do curso possa retomar/internalizar todo o conhecimento adquirido durante as etapas anteriores do módulo. O questionário ficará aberto ao longo de toda a sua semana e, após abrir para responder, o discente terá duas (02) horas para fazê-lo, sendo disponibilizadas apenas duas (02) tentativas. O resultado será disponibilizado após o encerramento do prazo de resolução do questionário.


Observação: No início de um novo módulo, todas as etapas ficarão disponíveis para uso e consulta do discente, a exceção da etapa seis (Questionário).

Avaliação: Serão consideradas, para avaliar a participação do aluno e conceder o certificado: 

  • O envio dos materiais solicitados durante as etapas de: introdução/contextualização histórica específica e de aprofundamento; 

  • A participação - sempre que necessária - nos fóruns; 

  • Apresentar média final igual ou superior a 7,00 no somatório das etapas intituladas “Questionário”. Serão quatro (04) questionários no total.

Certificado: Após o participante do curso ter contemplado toda a carga horária exigida e aos itens na seção intitulada avaliação do presente documentos, automaticamente o aluno que realizou o curso terá seu certificado disponível para download através do link que será encaminhado por email.
Inscrição: Em breve
Público: Geral